Início Dicas Lendo

Tumores de ovário de baixo potencial de malignidade

Os tumores de ovário de baixo potencial de malignidade:

 

O câncer de ovário é a principal causa de morte entre todos os cânceres ginecológicos nos países desenvolvidos, com a maioria dos pacientes apresentando tumores em estádio avançado e acometendo as mulheres principalmente após os 55 anos de idade. O câncer de ovário é uma doença heterogênea  havendo vários tipos histológicos de tumores e com comportamentos diversos.

Um tipo especial conhecido como tumor bordeline ou de  baixo potencial de malignidade caracteriza-se por  acometer as mulheres cerca de 10 anos antes da faixa etária habitual, ou seja  40 a 45 anos, e tem uma chance de cura muito maior por terem um comportamento benigno. Os exames pré operatórios não conseguem diferenciar esses tumores dos cânceres de ovário propriamente ditos  mas apenas a análise intraoperatório  por um patologista experiente em tumores ginecológicos  consegue  fazer essa diferenciação com segurança. A diferenciação entre esses tumores  durante a cirurgia é fundamental já que a abordagem cirúrgica do câncer de ovário e dos tumores de baixo potencial de malignidade é bem diferente evitando-se dessa forma uma segunda abordagem cirúrgica. Por tratarem-se de tumores com comportamento menos agressivo e que acometem mulheres mais jovens , muitas que ainda nem gestaram, existe a possibilidade de uma cirurgia com preservação de um dos ovários , possibilitando uma gestação futura.

 

Apesar de serem tumores de comportamento benigno é muito importante o seguimento pós operatório com um especialista já que há risco de reaparecimento do tumor mesmo muitos anos após o tratamento.