Vacinação de pacientes oncológicos contra Covid-19

Vacinação de pacientes oncológicos contra covi-19:

A vacinação em pacientes oncológicos sempre foi um tema da maior relevância . A vacinação contra o SARS-COV-2, vírus causador da atual pandemia de Covid-19, trouxe evidências da importância da vacinação desses pacientes. Estudos revelaram maior gravidade  da infecção por SARS-COV-2 nos pacientes oncológicos com risco de morte bem acima da população geral. Dados da SBOC(Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica)revelam que além da maior gravidade, a infecção pelo vírus SARS-COV-2, pode ter implicações no cuidado oncológico podendo atrasar exames diagnósticos , tratamentos e seguimento dessas pacientes com graves consequências.

Existem várias evidências , segundo dados da SBOC, deque mesmo os pacientes oncológicos em tratamento devam ser vacinados já que essa população é de altíssimo risco de complicações em caso de infecção pelo vírus, tornando o maleficio de não vacinar muito maior. Entretanto, vale ressaltar que o tratamento oncológico pode interferir na eficácia da vacinação. O tratamento quimioterápico , por exemplo, que resulta na redução da imunidade,  pode afetar a resposta imunológica protetora do paciente à vacinação.

As duas vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil, a Corona-Vac, desenvolvida em parceria entre o Laboratório Sinovac Biotech e Instituto Butantan, e a da Oxford-AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz podem ser usadas em pacientes oncológicos. A Sociedade Americana de Câncer recomenda que os pacientes conversem com seus médicos  antes de receber qualquer vacina. Há vários fatores que podem exigir que um paciente com câncer retarde a vacinação, como o uso de agentes terapêuticos que reduzem a eficácia da vacina. Cada paciente é único e tem suas particularidades com relação à segurança da vacina ,além disso é preciso levar em consideração a fase de tratamento em que o paciente  encontra-se.

Converse com seu médico, ele saberá orientar o melhor momento para vacinação.