Mastalgia

Mastalgia ou dor mamaria é um dos sintomas mais comuns nas mulheres. Pode apresentar-se como desconforto leve até dor importante que interferi com a qualidade de vida da mulher. A principal preocupação das mulheres que consultam por este sintoma é o medo do câncer. A dor mamaria pré menstrual também conhecida como mastalgia cíclica , dura em média 3 a 4 dias mas algumas mulheres apresentam dor moderada a severa com duração de 5 a 10 dias. Apresenta-se entre a terceira e quarta década de vida e habitualmente é bilateral. Sua remissão costuma acontecer na gestação e na menopausa e sua causa é desconhecida.

A mastalgia acíclica pode ser constante ou intermitente e não esta associada ao ciclo menstrual, é menos comum que a cíclica e costuma ser unilateral. A maioria das mulheres refere inicio dos sintomas na quarta e quinta década de vida porém muitas iniciam após a menopausa. Podem estar associadas a doenças inflamatórias, cistos, tumores benignos ou até câncer. A  maioria dos casos entretanto surge por razões desconhecidas.

A dor extramamária  é referida na mama mas não pertence a esta. Varias condições podem estar associadas como infarto, doenças pulmomares, fatores psicológicos mas na maioria das vezes está relacionada alterações musculoesqueléticas.

Vale lembrar que raramente o câncer de mama vai se apresentar com esse sintoma. Uma boa avaliação deve ser realizada e na presença de achados normais, tranquilizar a paciente e orientar medidas gerais.